Os desafios da contratação de um SOC/MSS
Em tempos que o dado se tornou o bem mais valioso no mundo dos negócios, protegê-los é uma busca incessante constituída por uma série de desafios relacionados ao modelo de negócio de cada segmento. Vamos nos aprofundar nos principais pontos de relevância na decisão da contratação de um serviço de SOC gerenciado (SOC MSS).
O MSS (Managed Security Services) é um serviço oferecido por empresas especializadas em segurança (MSSP – Managed Security Services Provider), o método criado em 2000 pela Gartner Group se tornou o primeiro passo de empresas que precisam integrar seu modelo de negócio à segurança da informação de forma rápida e estruturada.
O custo muitas vezes é um dos critérios mais relevantes que levam as empresas a contratar um MSSP ao invés de optar por um SOC interno, pois existe um desgaste operacional para estruturar tal equipe, sendo assim é muito mais viável adiar este tipo de opção e utilizar um MSSP, com o tempo é possível internalizar determinados processos e integrar as duas equipes de forma complementar otimizando as respostas aos incidentes de forma escalável.
A integração operacional é um dos empecilhos que prejudicam muitas empresas durante os primeiros passos com o MSSP, ambas as partes precisam de transparência com relação ao seu modelo de negócio e processos operacionais, veja que o MSS não é apenas um serviço, mas uma extensão operacional da sua empresa, um parceiro especializado em segurança da informação que deve entregar um serviço de excelência tornando consequentemente o seu negócio em uma referência quando se trata da integridade digital dos seus clientes.
Um exemplo clássico é um MSSP que tem poder operacional de interromper um determinado setor para evitar a disseminação de um malware, porém o cliente depende de uma série de aprovações para autorizar tal ação, isso prejudica a efetividade deste tipo de serviço, visto que em dias atuais um agente mal intencionado rapidamente consegue evadir os dados de uma empresa se não houver uma ação rápida e efetiva do SOC, sendo assim ambas as partes precisam se adaptar operacionalmente para otimizar ao máximo as respostas aos incidentes de segurança.
Com a LGPD a contratação de um MSSP é um passo importante para empresas que buscam na segurança da informação a efetividade inicial e respostas a incidentes de forma otimizada, este tipo de provedor será essencial no início de um processo de maturidade que irá garantir a integridade do seu negócio, evitando incidentes de segurança que possam causar prejuízos financeiros ao grupo. Os desafios servem para que ambas as partes possam se adaptar operacionalmente, veja que o MSS é um serviço que facilmente se adapta ao cliente acompanhando seu crescimento e mudanças operacionais com efetividade.
Sem resposta