Onde guardei a minha senha? Dicas práticas para manter suas senhas seguras e acessar os sites que deseja.
Quando foi a última vez que você alterou sua senha do Facebook? E do seu e-mail? Depois de ter criado sua conta no banco, alguma vez você alterou sua senha?
Pois é, as senhas ainda são necessárias para proteger as informações que realmente importam para nós, porém isso está mudando. Principalmente porque elas se tornaram um problema.
Somos humanos, com memória cada vez mais curta (nossa memória tem ficado nos dispositivos que usamos). Talvez você não lembre daquele show em janeiro de 2016, mas se você olhar para uma foto daquele dia armazenada no seu smartphone, as memórias venham à tona.
Enfim, esse problema de memória limitada tem feito com que muita gente use a mesma senha para tudo, anote suas credenciais, digite em blocos de notas sem qualquer tipo de proteção. Isso se tornou um problema sério para a Segurança da Informação. Alguns especialistas recomendam criar senhas supercomplexas que, de tão complexas, nem o próprio usuário consegue lembrar onde colocou o @, o . (ponto), a ! (exclamação). Isso não adianta muito.
Os aparelhos mais recentes, com leitor biométrico, têm ajudado os usuários nessa difícil missão. Ao invés de lembrar de cada uma das senhas, basta tocar no leitor de digitais, e você está autenticado. Mas isso ainda não conseguiu eliminar a necessidade das senhas.
Há vários anos as empresas estão buscando alternativas para substituir a senha por algum mecanismo mais seguro, que não exija tanto da memória dos usuários e que dificulte a vida dos bandidos virtuais.
Acredito que a iniciativa mais avançada (e já em uso) seja a da Microsoft. Uma vez que os usuários do Windows 10 e do Outlook tenham se autenticado pelo menos uma vez, as próximas autenticações acontecerão usando o código aleatório gerado pelo aplicativo Microsoft Authenticator. Com isso, o usuário não precisa lembrar da senha toda vez que precisar entrar no seu e-mail.
Diante de tantos casos de vazamentos de dados, muitas senhas estão indo no meio dessa enxurrada de dados vazados. Por isso, confiar que seus dados (importantes ou não) sejam protegidos apenas por essas senhas é arriscado.
Por falar em vazamento de dados, esse site mostra se seus dados já foram vazados anteriormente. Se sim, aproveita e já faz a alteração da sua senha porque alguém pode estar usando.
Dicas para proteger suas informações de forma mais eficiente:
Para proteger as nossas senhas, podemos utilizar uma solução de gerenciamento de senhas (password manager, em inglês). Basta buscar por esse termo no Google e ele irá indicar algumas alternativas. Esse tipo de solução nos ajuda a guardar e organizar as senhas de todos os sites que você acessa. Para usá-lo, você só precisa lembrar da senha-mestra, todas as demais estarão dentro do programa. Portanto, sua única preocupação em utilizar uma solução desse tipo, é guardar muito bem guardado sua senha-mestra.
Outro método de proteger seus dados é combinando sua senha com algum outro mecanismo de autenticação (um PIN enviado para o celular, um código gerado aleatoriamente, etc). Esse método é chamado de múltiplo fator de autenticação. Ele é mais seguro porque, mesmo que sua senha seja roubada ou vazada, para que alguém tenha acesso àquela conta, ele vai precisar ter também o seu smartphone para receber o segundo fator de autenticação. Imagina que os sites que permitem o múltiplo fator fossem uma porta com duas chaves. Para abri-la, é preciso ter: sua senha e o segundo fator. A segunda dica, portanto, é habilitar o recurso de duplo fator de autenticação em todos os sites que permitem (LinkedIn, Facebook, Mercado Livre, Hotmail, Gmail, e muitos outros).
Até que tenhamos outras formas de proteger nossos dados, lembre-se das seguintes dicas:
- Habilite o acesso de aplicativos confidenciais através da biometria do smartphone;
- Utilize um gerenciador de senhas e guarde bem a sua senha-mestra;
- Habilite o múltiplo fator de autenticação em todos os sites que permitir;
- Ao criar senhas, dê preferência para as mais complexas (com letras, números e símbolos). Na falta de criatividade, use o gerador automático de senha do seu gerenciador;
- Adote uma rotina para alterar suas senhas periodicamente.
Siga as dicas, altere suas senhas, rasgue aqueles post-its de senhas anotadas, apague aquele bloco de notas e se proteja do roubo de dados!
Sem resposta