Não seja um alvo fácil das armadilhas on-line
Todos os dias somos bombardeados por novas tecnologias onde, invariavelmente, nos torna seus dependentes. Sejam mensageiros, redes sociais ou sites de compras on-line, por praticidade ou comodidade, acabamos permitindo que nossos dados fiquem em mãos nem sempre confiáveis.
Muito vem se falando sobre a LGPD e a necessidade de cada vez mais as empresas detentoras de nossos dados terem o devido cuidado com tal informação, porém, cabe a nós fazermos nossa parte.
Trago abaixo alguns bons hábitos para garantir segurança e privacidade na internet.
Tenha senhas fortes
Em estudo realizado pela Virginia Polytechnic Institute, foram constatados que em vários casos de vazamentos de senhas, muitas delas eram extremamente fracas.
12346, qwerty, zxcvbn, 1qaz2wsx entre outros, são vícios adotados por seus portadores.
Outros exemplos de senhas fracas são as datas comemorativas, nomes e lugares conhecidos. Fique atento!
Mude sua senha periodicamente (COM CAUTELA)
Falhas de segurança em serviços on-line possibilitam o vazamento de dados dos usuários, este e outros fatores nos levam a crer que a troca periódica de nossas senhas caracteriza uma boa prática de segurança. E realmente é, porém, é contra nossa natureza comodista criar e decorar uma senha forte nova a cada mês e é justamente aí que o problema começa. A tendência de que a nova senha seja uma variante da antiga e, portanto, menos segura, é muito alta, fazendo com que o efeito seja o contrário do esperado. Portanto, seja paciente e cauteloso na hora de criar sua nova senha.
Cuidado com ataques de Phishing e Spam
Cada vez mais elaborados, ataques via correio eletrônico são aplicados até hoje. Medidas básicas podem ajudar na defesa contra esses tipos de ataques, são eles:
- Verifique o remetente da mensagem. Analise se conhece o domínio do remetente e se aquele e-mail faz sentido ser enviado por ele;
- Pense duas vezes antes de clicar em algum link na mensagem;
- Cuidado com os anexos. Eles podem conter algum executável embutido no código.
Seu antivírus está te protegendo adequadamente? Tem certeza?
À medida que as ameaças vão evoluindo, os softwares de antivírus avançam na mesma velocidade, sendo assim é essencial contarmos com um bom sistema de defesa em nossos computadores e/ou dispositivos móveis. Procure pelos mais eficientes.
Alguns sites que ajudam na escolha são https://www.av-test.org/ e https://www.av-comparatives.org/.
Cuidado com as compras on-line
Dia mundial do consumidor, Black Friday, 11/11 (Black Friday chinesa, conhecida também como Dia dos Solteiros) … São tantas datas que nos induzem a comprar que, às vezes, nos esquecemos de tomar alguns cuidados:
- Desconfie de ofertas vindas por e-mails. Você já é cliente desta loja? Autorizou o recebimento de mensagens deste tipo?;
- Observe se a loja on-line possui certificado digital;
- Dê preferência as lojas com credibilidade.
Cuidado com aplicativos de VPN
Em 2016, a justiça brasileira determinou o bloqueio do WhatsApp em todo território nacional devido o aplicativo não fornecer dados e informações sobre investigações criminais.
Algumas pessoas encontraram a “solução” para este problema, instalando aplicativos de VPN em seus celulares. Trata-se de um serviço de túnel criptografado, ocultando os dados trafegados e até sua localização.
A questão é que muitos destes serviços podem agir de má fé e interceptar este tráfego.
Como os dados estão trafegando por uma rede desconhecida, não se pode ter certeza da integridade e segurança que oferece.
Mantenha-se atualizado
Neste cenário, a melhor forma de combate é o conhecimento. Procure sempre estar ligado nas novidades para entender mesmo que de forma macro, os riscos iminentes e a importância de manter-se seguro.
Não acredite em tudo que vê
Tenha seu senso crítico sempre aguçado. Desconfie de tudo. Há inúmeros malwares espalhados pela internet esperando por pessoas desatentas ou desinformadas.
NÃO SEJA O ELO MAIS FRACO DA CORRENTE!
Sem resposta